Couve-flor é o vegetal do momento para quem quer emagrecer com saúde ou é adepto de uma dieta low carb (sem carboidratos ou com baixa quantidade de carboidratos). Rica em nutriente e com baixo valor calórico, a couve-flor também é muito versátil podendo ser consumida em saladas (crua ou cozinha) e purês.

Vale sempre lembrar que nosso objetivo aqui no Cozinha e Liberdade é dar praticidade para sua vida na cozinha, por isso mesmo, nosso método pode ser aplicado e ajustado para qualquer tipo de dieta, seja restrição alimentar ou dieta de emagrecimento.

Por que consumir couve-flor?

Graças a qualidade e quantidade de nutrientes presente na couve-flor, ela traz benefícios para a saúde do coração, é anti-inflamatória, rica em vitaminas e minerais, ajuda na digestão. Alguns pesquisadores acreditam que pode ajudar no combate ao câncer. Minerais presentes na couve-flor: potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro. Vitaminas: A, B1, B2, B5 e C.

Como escolher a couve-flor no mercado?

Para escolher bem, a couve-flor deve estar firme, sem manchas amarelas e com as folhas verdes e firmes. Deve ser guardada na geladeira em um saco plástico

couve-flor

 

Dicas Cozinha e Liberdade com couve-flor

 

1 – Couve-flor no micro-ondas:

Chegou em casa correndo e não tem nada pronto na geladeira? Coloque alguns pedaços de couve-flor dentro de um saco plástico (a abertura do saco deve estar dobrada embaixo dos vegetais) e ligue por 5 min. Ela ficará pronta para consumo.

 

2 – Couve-flor na air fryer.

Para variar o preparo da couve flor, você pode prepará-la na fritadeira sem óleo (air fryer). Faça a couve-flor no micro-ondas e depois tempere com a nossa pasta de alho, sal grosso, ervas frescas ( ou 1 colher de manteiga de ervas derretida). Lambuze-as bem com o óleo de sua preferência (pode ser de coco, por exemplo) leve para a air fryer. Deixe por 5 min, sacuda uma ou duas vezes durante o processo. Ficará pronta para o consumo, super crocante e saborosa.

coloque

 

3 – Purê misto de couve-flor

Nas preparações de legumes do curso Cozinha & Liberdade, podemos preparar o purê misto (quando colocamos uma quantidade mínima de batata para trazer o amido e dar liga). Ele fica bem armazenado na geladeira e quando precisar esquentar é só adicionar mais leite.

 

4 – Dica de ouro (armazenamento couve-flor)

A couve-flor pode durar até 5 dias na geladeira se cozida (ou no vapor) e guardada em potinhos com tampa, sem tempero. Importante não deixar o vegetal cozinhar demais. Dessa forma você cozinha a couve flor um dia e utiliza em saladas ao longo da semana. Super economia de tempo.

 

Quer mais praticidade no preparo das refeições?

Conheça o curso Cozinha & Liberdade e diminua em até 85% o tempo que você leva para preparar as refeições do dia-a-dia!

Aprenda mais receitas práticas e rápidas como essas, e ainda uma variedade de opções para aproveitar ao máximo os ingredientes que você tem em casa.

No Cozinha & Liberdade você irá aprender:

– Como aproveitar melhor os legumes e vegetais comprados na feira. Armazenamento, porcionamento e aproveitamento de sobras.
– ACELERADORES que dão rapidez e sabor para a cozinha do seu dia a dia. Manteiga de ervas, pasta de alho, azeite aromatizado e tomate assado.
– Ingredientes BASE. Frango, carne moída crua e refogada, legumes e molho de tomate. Como tratar esses ingredientes de forma a concentrar todo o “trabalho pesado” num único dia.
– PRÉ-PREPAROS. Como preparar muitas refeições em apenas um único dia. Qual o ponto na receita para levar ao congelamento. Muitos truques e dicas para esse ponto chave.
– FINALIZAÇÕES. Como preparar refeições frescas com menos de 15 minutos utilizando os pré-preparos e os aceleradores.

Você ainda vai aprender:

– Como aproveitar os ingredientes base em diversas receitas diferentes deixando as refeições cotidianas mais criativas e variadas.
– Como aproveitar os alimentos de época e as ofertas ocasionais preparando os ingredientes com receitas variadas, gerando economia sem prejudicar o sabor.
– Como evitar desperdício de ingredientes fazendo o máximo aproveitamento das sobras.

Acesse aqui para mais informações e comece a mudar sua rotina hoje mesmo.

 

couve-flor salada