O filé de frango é um dos ingredientes mais comuns na mesa do brasileiro. É extremamente versátil e mais barato que outras carnes.
No projeto Cozinha & Liberdade ele é uma das bases que usamos para os pré-preparos, que, com finalizações rápidas de poucos minutos, ajudam você a economizar tempo na cozinha.
No curso Cozinha & Liberdade você aprende 7 tipos de cortes a partir do peito de frango para pratos diferentes. Mas, tem um em especial que é sinônimo de liberdade e representa muito bem o conceito do nosso projeto. Por isso mesmo, esse prato leva o nome de Filé de Frango à Liberdade! É ele que vou te ensinar hoje!
Como cortar o filé de frango perfeito
Para ter um filé de frango suculento, corte o peito de frango com pelo menos 1 dedo de altura.
Para começar, retire toda a pele e gordurinhas do peito de frango. Use uma faca bem afiada para facilitar o corte. Depois, corte cada lado do peito de frango, separando do osso.
Após separar o peito do osso, passe uma faca no meio do peito de frango, com a mão espalmada segurando bem firme por cima da carne. Deixe os filés com pelo menos 1 dedo de altura, para que fiquem suculentos. Tente manter todo o filé com a mesma altura.
Separe os pequenos pedaços e aparas para outras receitas (estrogonofe, yakissoba ou caldo de legumes).
Receita de Filé de Frango à Liberdade

Filé de Frango à Liberdade com macarrão
Seguindo o método Cozinha & Liberdade, minha recomendação é que você prepare diversos filés de frango ao mesmo tempo e congele depois de prontos. Assim você terá na geladeira a carne preparada para consumo, necessitando apenas de finalização rápida.
Separe um dia para fazer os pré-preparos do Filé de Frango à Liberdade. Tenha vários peitos de frangos a mão. Lembre-se, fazemos uma quantidade grande para congelar porcionado, o suficiente para uma porção de almoço, e assim facilitar seu dia a dia.
Ingredientes:
2 col. sopa de pasta de alho
3 col. sopa de azeite aromatizado
16 filés de peito de frango
Sal a gosto
1colher sopa de lemmon pepper
Modo de preparo:
Tempere os filés de frango, espalhando bem todos os temperos e o azeite, para que fiquem besuntados. Deixe descansando por 15 minutos na geladeira.
Depois, frite os filés em chapa quente, sem óleo, poucos por vez e só vire uma vez. Cuidado em manter a chapa sempre muito quente para que a carne não perca os líquidos.
Como congelar o filé de frango
Para congelar os filés de frango, utilize o método aberto. Cubra um prato com plástico e coloque as carnes, separado cada uma com uma camada de plástico, para que não grudem entre si. Depois de uns minutos no freezer, embale os filés de frango em saquinhos.
Armazenamento
O congelamento no método aberto possibilita que se manipule somente o que vai ser utilizado.
Não é possível o recongelamento. Conserve no freezer por 3 meses.
Dica para descongelar o filé de frango
Você não precisa descongelar o Filé de Frango à Liberdade. Ou seja, vai direto do freezer para a frigideira. Use a carne congelada mesmo e siga com a finalização.
No descongelamento é que a mágica do Cozinha & Liberdade acontece. Por isso liberamos esse vídeo da finalização do Filé de Frango à Liberdade. Assim você não perde nenhum detalhe e já começa a colocar em prática nosso método em sua casa.
Vídeo: Finalizando o Filé de Frango à Liberdade
Quer mais praticidade no preparo das refeições?
Conheça o curso Cozinha & Liberdade e diminua em até 85% o tempo que você leva para preparar as refeições do dia-a-dia!
Aprenda mais receitas e dicas práticas e rápidas como essas, e ainda uma variedade de opções para aproveitar ao máximo os ingredientes que você tem em casa.
No Cozinha & Liberdade você irá aprender:
– Como aproveitar melhor os legumes e vegetais comprados na feira. Armazenamento, porcionamento e aproveitamento de sobras.
– ACELERADORES que dão rapidez e sabor para a cozinha do seu dia a dia. Manteiga de ervas, pasta de alho, azeite aromatizado e tomate assado.
– Ingredientes BASE. Frango, carne moída crua e refogada, legumes e molho de tomate. Como tratar esses ingredientes de forma a concentrar todo o “trabalho pesado” num único dia.
– PRÉ-PREPAROS. Como preparar muitas refeições em apenas um único dia. Qual o ponto na receita para levar ao congelamento. Muitos truques e dicas para esse ponto chave.
– FINALIZAÇÕES. Como preparar refeições frescas com menos de 15 minutos utilizando os pré-preparos e os aceleradores.
Você ainda vai aprender:
– Como aproveitar os ingredientes base em diversas receitas diferentes deixando as refeições cotidianas mais criativas e variadas.
– Como aproveitar os alimentos de época e as ofertas ocasionais preparando os ingredientes com receitas variadas, gerando economia sem prejudicar o sabor.
– Como evitar desperdício de ingredientes fazendo o máximo aproveitamento das sobras.
Acesse aqui para mais informações e comece a mudar sua rotina hoje mesmo.
Muito legal! Uma refeição ótima em pouco tempo!
Puxa, muito legal alguém compartilhar dicas pra ganharmos tempo. Estava realmente precisando disso.
Obrigada Daniele!