Macarronada, polenta, conglione, panquecas, lasanhas, o que tem em comum em todos esses pratos? Molho de tomate! Ele é um coringa na cozinha e exatamente por isso acabamos usando tantos os molhos industrializados. Mas, com o Cozinha & Liberdade você mesma pode fazer seu molho de tomate caseiro, 100% seguro e livre de sujeiras e impurezas.

Quem cozinha em casa acaba apelando para os molhos industrializados por causa da praticidade. Afinal é abrir uma lata ou pacotinho e despejar na panela. Mas, recentemente voltou aos noticiários a quantidade de impurezas e coisas desagradáveis que esses molhos contém. Eu não sou a pessoa que irá te culpar por optar por um molho industrializado, eu sei como a vida é corrida. Mas quero mostrar como com o método Cozinha & Liberdade você não vai perder tempo fazendo diariamente o molho de tomate caseiro. Não mesmo! Na verdade vai ganhar mais tempo, sabor e qualidade na sua refeição. 

Para entender melhor essa polêmica do molho de tomate industrializado, assista a matéria que participei e que foi vinculada na RIC TV:

Se esse vídeo te fez pensar em tentar fazer o molho de tomate caseiro, não perca tempo. Anote a receita:

Receita de Molho de Tomate Caseiro do Cozinha & Liberdade

Molho de Tomate Cru

Ingredientes:

6 tomates grandes maduros.

1 cebola média.

2 dentes alho.

4 folhas manjericão.

1 col. Sopa de mostarda em grãos.

½ xic azeite de oliva.

1 col. sobremesa de sal.

1 col. chá de pimenta reino.

1 col. sopa de lemmon pepper.

2 col. Sopa de chimmi churri.

 

Modo de fazer

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e processar. Se necessário colocar água somente o suficiente para bater.

Armazenagem

Em pote hermético com óleo por cima fica na geladeira por até 2 semanas, cuidado ao manipular, utensílios sempre limpos.

Não congelar essa etapa.

Faça o que eu faço

Por trabalhar com ingredientes naturais, muitas vezes a cor final não é vermelha e sim laranja ou rosa. Isso pode causar estranheza. Misture uma lata de tomates pelados quando bater no liquidificador, isso vai restabelecer a cor, sem o gosto artificial dos molhos prontos ou extratos.

Molho de tomate cozido

Ingredientes:

1 litro de MOLHO DE TOMATES CRU.

4 col. sopa de MANTEIGA DE ERVAS.

2 col. sopa de PASTA DE ALHO.

1 cebola média picada bem fina.

Folhas de manjericão.

 

Modo de preparo

Refogar a cebola na manteiga de ervas (cuidado para não queimar a manteiga, acrescente um fio de óleo se necessário para estabilizar a temperatura), quando a cebola estiver dourada, acrescente o alho. Deixe fritar coloque as folhas de manjericão e despeje o molho de tomates cru. Deixe ferver em fogo baixo por no min 40 min.  Quanto mais  tempo melhor, se necessário coloque um pouco de água para não queimar.

Após esse tempo prove o molho, é possível que esteja acido ( super normal quando se utiliza só tomates de verdade no molho). Caso realmente esteja, coloque uma colher de sobremesa de açúcar no molho deixe ferver e acerte o sal.

Armazenagem

Em potes plásticos de diferentes tamanhos podem ser congelados por até 3 meses. Em geladeira fica por 5 dias. Descongelar somente o que for utilizar. Após descongelado, manter na geladeira por 2 dias.

Faça o que eu faço

O molho irá espumar um pouco. Utilizando uma escumadeira, retire e despreze essa espuma, são impurezas dos ingredientes.

Quer mais três receitas de molhos?

Acredite, esse molho de tomate vai conquistar sua família e fazer sucesso em todas suas receitas. Ele também é a base para outras variações de molhos, como bolonhesa, arrabiata e putanesca.

molho de tomate 3 receitas