Xepa, carcaças, talos de legumes, todos esses itens poderiam ir facilmente para o lixo. Mas isso é um verdadeiro desperdício! Esses ingredientes podem dar sabor e nutrição extra para seus pratos. No projeto Cozinha & Liberdade, as sobras rendem diversos caldos, como o de frango que servirá para pré-preparo de sopas, molhos e o mais importante: substituir o tablete de caldo industrializado! É saúde, sabor e economia na sua mesa.

O processo de fazer o caldo de frango é demorado. Não vou enganar vocês. Pode levar até 4h desde assar a carcaça de frango até cozinhar e reduzir significativamente. Mas, existe a opção de fazer o Caldo a Jato, uma forma de fazer o aproveitamento das sobras e carcaças, e fazer seu cado de frango caseiro. Vamos a receita?

Caldo de frango a Jato

sobras - caldo a jato

Sobras que viram caldos

Ingredientes

1 colher de pasta de alho

Azeite Aromatizado

Carcaças de Frango

Aparas de legumes

1 Cebola cortada grossa

Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite aromatizado até ficar dourado. Coloque as carcaças de frango, cobrindo com água e junte as aparas de legumes. Cozinhe por pelo menos por 40 minutos. Coe o conteúdo, desfie o frango – CUIDADO COM OS OSSOS. Desprezar os legumes. Retorne o liquido a panela limpa, e reduza (cozinhe até evaporar bastante água). Como resultado teremos 2 produtos derivados desse preparo: Frango desfiado e caldo de frango.

Faça o que eu faço

Esse é o processo básico de caldo para qualquer ingrediente. Dá pra fazer de carne, costela, músculo, peixe. Todos da mesma forma. Só recomendo coar o frango e o peixe, os demais dá pra tirar os ossos e usar o mixer na panela mesmo.

Armazenamento

Armazenar separadamente  – frango desfiado e o caldo em potes de diferentes tamanhos. E pode guardar alguns mistos (caldo e frango) para sopas rápidas.
Já conhece o curso online do Cozinha e Liberdade? Um espaço virtual preparado especialmente para você aprender como fazer pré-preparos, finalizações, além de muitos truques e dicas para fazer sua cozinha trabalhar por você. 
Vem, é fácil, é pra você!